Brasileira ainda busca classificação direta pelo ranking e tem boa oportunidade de somar pontos
FOTO DE ARQUIVO: Bia em ação nos torneios internacionais. Crédito: Augusto Pizzi/FIE.
Kazan (RUS), 20 de fevereiro de 2020.
Por: Fato&Ação Comunicação
A contagem regressiva para definição dos atletas que vão jogar as competições de esgrima dos Jogos Olímpicos está em sua reta final. E a brasileira Bia Bulcão, melhor atleta do ranking nacional de florete feminino, terá, nesta sexta-feira (21), mais um desafio em busca de vaga direta pelo ranking olímpico: a etapa da Copa do Mundo, em Kazan, na Rússia. Será o penúltimo torneio antes do fechamento da janela de classificação.
Bia ainda terá mais uma disputa, no dia 13 de março: o GP de Anaheim, nos Estados Unidos. Depois deste evento, as quatro primeiras equipes do mundo estarão garantidas nos Jogos. Como as norte-americanas estão entre as melhores do florete feminino (atualmente em quarto, 29 pontos na frente do Japão), abrem a vaga de equipe das Américas para o Canadá e a disputa pela vaga olímpica de um atleta do continente se restringe aos demais países.
A brasileira briga diretamente contra a colombiana Saskia Loretta Garcia, atual líder nesta disputa, e a venezuelana Anabella Gonzalez. No último GP, em Turim, Bia foi a melhor entre as três na classificação. A repetição de resultados parecidos poderá lhe dar a vaga em março.
“É uma etapa difícil, pois é uma das últimas chances de classificação olímpica. Tive a oportunidade de trabalhar bastante com meus treinadores, do Brasil e da Itália. Se eu jogar como na primeira fase em Turim, posso ir bem. Tenho que saber trabalhar os combates de 15. É a evolução de um processo”, diz a atleta.
Mesmo que ela não consiga a vaga pelo ranking, Bia representará o Brasil no Pré-Olímpico do Panamá, a partir do dia 15 de abril, que classificará mais uma atleta para Tóquio. A preparação, neste momento, já começa a mudar em intensidade.
“Normalmente, a carga diminui um pouco, os treinos são mais de ajustes. Quanto mais se aproxima o Pré-Olímpico, fica mais importante a recuperação e a preparação mental entre as provas”, explica a atleta.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da atleta Bia Bulcão
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Bia nas redes sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/BiaBulcao
TWITTER: www.twitter.com/biabulcao
INSTAGRAM: @biabulcao