Brasileira se despede do torneio após confronto equilibrado contra polonesa; GP de Anaheim é a última chance de classificação pelo ranking
FOTO DE ARQUIVO: Bia segue buscando a classificação. Crédito: Augusto Pizzi/FIE.
Kazan (RUS), 21 de fevereiro de 2020.
Por: Fato&Ação Comunicação
A esgrimista brasileira Bia Bulcão, que busca a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio no florete feminino, conseguiu melhorar sua classificação em relação ao último evento internacional, o GP de Turim, na Itália. Nesta sexta-feira (21), ela parou na fase de 64 da etapa da Copa do Mundo em Kazan, na Rússia, sendo a melhor atleta da América Latina na competição.
Bia ainda busca a vaga direta pelo ranking olímpico. Este foi o penúltimo torneio antes do fechamento da janela de classificação. No dia 13 de março, será disputado o GP de Anaheim, nos Estados Unidos, competição que vale pontuação dobrada no ranking. Depois deste evento, as quatro primeiras equipes do mundo estarão garantidas nos Jogos. Como as norte-americanas estão entre as melhores do florete feminino (atualmente em quarto, 29 pontos na frente do Japão), abrem a vaga de equipe das Américas para o Canadá e a disputa pela vaga olímpica de um atleta do continente se restringe aos demais países.
A colombiana Saskia Loretta Garcia, atual líder nesta disputa, parou na mesma fase do torneio, mas o desempenho da brasileira nas pules foi bem superior (68ª contra 104ª da colombiana). A venezuelana Anabella Gonzalez, outra que almeja a classificação pelo ranking, não disputou a etapa.
Na pule 15, Bia venceu quatro dos seus seis confrontos. Bateu a sul-coreana Garam Noh (5 a 3); a russa Kamilla Tsibirova (5 a 2); a egípcia Yara Elsharkawy (4 a 3); e, a polonesa Julia Walczyk (5 a 3). Perdeu para a francesa Astrid Guyart (1 a 5) e para a norte-americana Delphine Devore (4 a 5). “Foi melhor do que Turim. Era uma fase de grupos bem difícil, com duas atletas muito experientes, que acabei perdendo. Depois, consegui impor meu ritmo”, analisou Bia.
Depois de passar direto pela fase de 128, Bia voltou a enfrentar a polonesa Julia Walczyk. E a sorte mudou de lado. “Sabia que seria difícil. Ela está sempre entre as 16 de Copas do Mundo, Grand Prix… Eu sabia que ela podia mudar, mas foi extremamente equilibrado. O que definiu a confronto foram os 18 segundos finais, quando estava 10 a 9 e eu não conseguia tirar a diferença. Tive que buscar e acabei perdendo. Estou trabalhando melhor o tempo. Fiz um confronto muito forte contra uma das melhores atletas do mundo, o que mostra que posso vencer”, diz Bia.
A esgrimista medalhista pan-americana fará um estágio de treinamento no início de março, na Califórnia, nos Estados Unidos. Depois, segue para Anaheim, onde disputará a etapa do Grand Prix, no dia 13.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da atleta Bia Bulcão
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Bia nas redes sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/BiaBulcao
TWITTER: www.twitter.com/biabulcao
INSTAGRAM: @biabulcao