Henrique Garrigós e Bia Bulcão, no individual, e Paraná e São Paulo, nas equipes, foram os campeões do dia, que ainda teve celebração dos 95 anos da CBE
Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação
Adaptada de publicação no site da CBE
O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto chegou ao terceiro e mais agitado dia de evento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo-SP. Neste sábado (24), a competição conheceu mais quatro campeões (Henrique Garrigós e Bia Bulcão, no individual, e Paraná e São Paulo, nas equipes), além de ser palco de homenagem ao Mestre Kato e celebração dos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Bia Bulcão chega ao quarto título brasileiro seguido
No florete feminino, Bia Bulcão foi arrasadora e chegou ao seu quarto título nacional seguido. A campeã em 2018, 2019 e 2021 foi para o Esporte Clube Pinheiros determinada a sair novamente com o ouro na sede do clube o qual defende.
E ela conseguiu. Na final, ela travou uma verdadeira guerra com Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, que exibiu talento no embate com Bia. O jogo foi ponto a ponto e decidido quando a paulista conseguiu aplicar 15 a 13 na adversária.
“Nos últimos dias, eu fiquei na Itália me preparando para esta competição e para os Jogos Sul-Americanos (que acontece entre 1º e 15 de outubro no Paraguai). Eu e minha treinadora trabalhamos muito para o Brasileiro para entrar firme, pois queria ganhar aqui no Pinheiros, local onde cresci e conheci a esgrima”, contou a campeã no florete.
Homenagem a Mestre Kato e celebração dos 95 anos da CBE
Não foi somente de competição que viveu o terceiro dia de Brasileiro Interclubes. No final da tarde, duas solenidades foram realizadas na sede do Pinheiros. A primeira foi a entrada de Fernando Fumio Kato, ou simplesmente Mestre Kato, no hall da fama da CBE. Além disso, foi concedido a ele o título de membro de honra da entidade.
Mestre Kato é um dos maiores protagonistas na formação de esgrimistas pelo país, principalmente na espada.
“Eu agradeço a todos que ficaram contentes com esta homenagem e que me ajudaram a chegar até aqui. Muito obrigado”, agradeceu, emocionado, o treinador.
A homenagem rendida ao Mestre foi em meio à celebração dos 95 anos da Confederação, a qual contou com discurso do presidente da entidade, Ricardo Machado, que foi precedido de “Parabéns para Você” e de entrega de cupcakes a todos os presentes.
“É um momento de bastante emoção. Não é fácil uma entidade esportiva chegar a este patamar. Nós fomos uma das primeiras a se inscrever no Comitê Olímpico do Brasil, e isso por si só já é uma vitória. Ao longo de quase um século de existência, a CBE vem crescendo ano a ano a ponto de se tornar uma entidade moderna e transparente”, pronunciou o presidente da CBE.