A floretista Bia Bulcão participa hoje de um Campeonato Brasileiro diferente e decisivo. A competição que começa nesta quinta-feira (12), no ginásio do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), terá a presença dos maiores esgrimistas do Brasil. Porém, o grande destaque será a briga pelas últimas vagas para uma possível participação no Pré-Olímpico, em 2024. O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite os primeiros combates do dia em sinal aberto e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) vai mostrar ao vivo as disputas por medalhas. A prova do florete tem início às 11h30.
Será a última prova do calendário nacional em 2023. O ranking nacional para a definição dos possíveis indicados para os Pré-Olímpicos de 2024 (em armas onde não existam classificados diretos pelo ranking olímpico) fecha em 31 de dezembro. O título brasileiro vale 120 pontos e descarta o quinto resultado mais baixo na temporada.
Depois do Campeonato Brasileiro, a única chance de subir no ranking nacional seria fazer um grande desempenho nas provas restantes do calendário internacional, acima do quadro de 64. A pontuação em provas internacionais é de 360 para finalistas, 300 para semifinalistas, 240 para o quadro de 8, 180 para o quadro de 16 e 108 para o quadro de 32.
A briga vai ser acirrada no florete feminino. Bia Bulcão (Pinheiros-SP) lidera o ranking nacional, com vinte pontos de frente sobre Mariana Pistoia (GNU-RS): 432 a 412. A paulista praticamente garante essa liderança em caso de vitória, mas a gaúcha está na frente no ranking olímpico.