Atleta não sabe se deverá retornar ao Brasil e aguarda realização da competição no Panamá
FOTO: Bia Bulcão busca vaga na Olimpíada. Crédito: Augusto Pizzi/FIE.
Anaheim (EUA), 12 de março de 2020.
Por: Fato&Ação Comunicação
A esgrimista brasileira Bia Bulcão, medalhista do florete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima, terá de aguardar para saber se ainda buscará vaga direta nos Jogos de Tóquio pelo ranking ou terá de brigar no Pré-Olímpico das Américas. A etapa do Grand Prix de Anaheim, nos Estados Unidos, última competição dentro da janela de classificação pelo ranking mundial, foi cancelada pela Federação Internacional, devido ao surto de coronavírus. O torneio seria realizado neste final de semana.
Segundo a Federação Internacional de Esgrima (FIE), todas as competições das próximas cinco semanas estão canceladas. Não há maiores informações sobre como ficaria a contagem do ranking mundial até o momento.
Com isso, Bia Bulcão ainda não sabe como será definida a sua programação de preparação para o Pré-Olímpico das Américas, que aconteceria de 15 a 19 de abril, no Panamá. Ela é a única brasileira na disputa por vaga no florete feminino. O planejamento inicial era voltar para a Itália, onde normalmente treina no Frascati. Porém, com o país em quarentena, a definição acontecerá posteriormente.
“Acho que essa foi a melhor decisão. A prioridade tem que ser os cuidados e medidas preventivas para combater a doença. Eu sei que muitos atletas da Itália, da China e da Coreia do Sul não iriam conseguir entrar nos Estados Unidos. Não acho justo que aconteça uma prova sem que todos os atletas tenham o direito de participar. Isso vai totalmente contra o propósito e os valores olímpicos”, disse Bia Bulcão.
As quatro melhores equipes do mundo se classificam diretamente para os Jogos. Atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar, abrindo a vaga de equipes das Américas, que seria herdada atualmente pelo Canadá. A partir de então, a melhor atleta do continente no ranking olímpico, excetuando-se norte-americanas e canadenses, terá a classificação assegurada. Se o ranking olímpico for finalizado sem a prova de Anaheim, a colombiana Saskia Loretta Garcia garante essa vaga. Bia seria a representante do Brasil no Pré-Olímpico das Américas, que classifica mais uma atleta.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da atleta Bia Bulcão
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Bia nas redes sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/BiaBulcao
TWITTER: www.twitter.com/biabulcao
INSTAGRAM: @biabulcao