Esgrimista brasileira fez a melhor campanha entre as atletas que estão na briga pela vaga nas Américas
Crédito da Foto: Washington Alves/COB.
Turim (ITA), 07 de fevereiro de 2020.
Por: Fato&Ação Comunicação
A esgrimista brasileira Bia Bulcão deu mais um passo importante na luta por uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela fez a melhor campanha entre as atletas das Américas que brigam pela classificação (países que não estariam diretamente classificados para Tóquio), nesta sexta-feira (7), na etapa do Grand Prix de Turim. Com isso, deve ultrapassar uma das adversárias e se aproximar de outra na corrida.
Bia busca a vaga direta para a Olimpíada, sem depender de participação no Pré-Olímpico do Panamá, em abril. Como os Estados Unidos estão entre as quatro melhores equipes do mundo do florete feminino (atualmente em quarto, 29 pontos na frente do Japão), abrem a vaga de equipe das Américas para o Canadá e a disputa pela vaga olímpica de um atleta das Américas se restringe aos demais países.
A brasileira terminou o GP de Turim na fase de 64, em 81°. A líder na disputa do ranking olímpico, a colombiana Saskia Loretta Garcia, parou na fase de 128 (103ª posição no torneio), mesma etapa onde ficou a venezuelana Anabella Gonzalez (128° lugar no GP), que tinha apenas 1,75 ponto a mais do que a brasileira. Na próxima atualização da Federação Internacional de esgrima, Bia já deve aparecer em segundo.
Na pule, Bia já mostrou grande desempenho. Venceu a húngara Kata Kondricz (5 a 4), a singapuriana Maxine Wong (5 a 4), a italiana Marta Cammilletti (5 a 4) e a norte-americana Maria Stamos (5 a 1), perdendo apenas para a canadense Eleanor Harvey (2 a 3) e a japonesa Arisa Kano (3 a 4).
Na fase seguinte, Bia superou a argentina Flavia Johana Mormandi, por 15 a 6, até que caiu para a húngara Fanni Kreiss, por 15 a 1.
“Gostei bastante da minha participação. Tive uma pule muito difícil e estava bem concentrada. A competição em si era muito difícil, com a maioria dos participantes buscando melhorar no ranking olímpico. No início da fase eliminatória, enfrentei uma argentina, que poderá ser minha adversária no Pré-Olímpico. Infelizmente, não fui bem contra a húngara. Vi uma grande evolução e tenho mais certeza ainda de que os resultados vão aparecer na hora certa”, analisou Bia, que ainda vai disputar uma etapa do Grand Prix, nos Estados Unidos (13 de março), e uma etapa da Copa do Mundo (21 de fevreiro), antes do fim do período de classificação direta aos Jogos de Tóquio.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação da atleta Bia Bulcão
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Bia nas redes sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/BiaBulcao
TWITTER: www.twitter.com/biabulcao
INSTAGRAM: @biabulcao