A floretista Bia Bulcão, medalhista pan-americana em Lima 2019, entra em pista neste final de semana (sexta a domingo, 5 a 7), em Plovdiv, na Bulgária, em um momento especial. A Copa do Mundo de Florete, competição que ela vai disputar, é a primeira da corrida olímpica em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Bia participou dos Jogos em 2016, na edição do Rio de Janeiro.
A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é feita de diversas formas. Através do ranking de equipes, os países que estão nas primeiras colocações se classificam diretamente. As melhores equipes de cada continente, também garantem vagas. A partir daí, as vagas individuais começam a ser distribuídas.
Os melhores atletas de cada continente que não estão nas equipes, garantem lugar nos torneios individuais. Os Pré-Olímpicos continentais finalizam o processo, com apenas um atleta de cada país (que ainda não tenha representantes na arma) em cada naipe e arma. Caso seja necessário enviar um atleta, a Confederação Brasileira de Esgrima já definiu que o primeiro colocado do ranking nacional em sua arma e gênero representará o país.
Bia Bulcão bateu na trave três vezes na corrida olímpica de Tóquio 2020. Por equipes, o Brasil ficou a uma posição de garantir vaga no florete feminino. Na classificação pelo ranking mundial, a atleta foi a terceira colocada entre as postulantes das Américas. No Pré-Olímpico, caiu na semifinal, após campanha invicta. Atualmente, ela é a segunda colocada no ranking nacional do florete feminino.