Medalhista pan-americana na esgrima volta a competir internacionalmente, após uma ótima temporada nacional em 2024
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da atleta Bia Bulcão
De volta, com sede de conquistas. Após um 2023 ruim, repleto de lesões e resultados abaixo do esperado, a esgrimista Bia Bulcão, dona de duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, teve um 2024 de retomada. Agora, em 2025, é a hora de voltar a brilhar internacionalmente. E o primeiro desafio acontece neste final de semana: o Grand Prix de Turim, na Itália, que começa na próxima sexta-feira (7).
A temporada de 2024 representou a ausência nos Jogos Olímpicos de Paris, mas sinalizou muitas coisas positivas na sequência. Fora das pistas, atuou como comentarista para o Grupo Globo e para o Canal do Time Brasil. Também deu início ao seu trabalho de mentoria, o Talents, que vem ajudando diversos atletas.
Nas pistas, também voltou a brilhar. Venceu Torneios Nacionais em Campinas, São Paulo e Curitiba, além de ter conquistado o título brasileiro do florete feminino. Os resultados a colocaram novamente em primeiro lugar no ranking nacional, com quase cem pontos na frente da segunda colocada, Mariana Pistoia. Um lugar que ocupou de 2018 a 2022 e voltou a ser seu na temporada passada.
Bia não disputa uma etapa do calendário da Federação Internacional de Esgrima desde o início do primeiro semestre do ano passado. Foram nove meses de ausência de eventos deste tipo.
“O Circuito Internacional começou em setembro e eu não consegui participar de nenhuma prova. Desde maio eu não joguei nenhuma Copa, nenhum GP, então faz bastante tempo. Eu estava treinando no Brasil e cheguei há algumas semanas na Itália para poder me preparar para essa competição e também recomeçar ali com um ritmo mais intenso de combate, pois na Europa acaba sendo bem diferente do estilo do jogo do Brasil”, explica Bia.
Bia terá outras 210 adversárias no evento italiano. E sabe que o desafio será gigante nesta retomada: “Essa prova de Turim é a principal prova do Circuito, vale muitos pontos. Tem bastante gente participando, principalmente da Europa, então acredito que vai ser uma prova bem forte, mas eu acho que é para ter essa sensação, assim, de adaptação. Eu vou buscar me divertir, jogar bem solta, sem colocar expectativa em relação ao resultado e buscar mais em relação à minha performance mesmo, de entregar ali o meu melhor e ir adaptando o meu jogo conforme forem aparecendo as situações de adversidade”.
Jogar em casa é outro fator de motivação para Bia: “É sempre bom para mim competir na Itália, porque é a minha segunda casa e aí também vou ter minha treinadora acompanhando, a Alessandra Nucci, que treina comigo no Frascati Scherma. Acaba sendo legal nesse aspecto, porque tem muita competição que eu acabo fazendo sozinha, então acho que é bacana essa questão também de estar jogando na Itália”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da atleta Bia Bulcão
Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com