Competição acontece neste fim de semana, no Paulistano, em São Paulo; Bia Bulcão e Heitor Shimbo venceram o primeiro desafio em Porto Alegre, no final de junho
6 de agosto de 2021.
Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação
Publicada também no site da Confederação Brasileira de Esgrima
O Club Athletico Paulistano, em São Paulo, recebe neste final de semana a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro. O sábado (7) será o dia do florete sênior masculino, enquanto as atletas do feminino competem no domingo (8). Para os esgrimistas da categoria cadete, de até 17 anos, as datas serão inversas: as meninas competem no primeiro dia, enquanto os meninos vão à pista no segundo.
Um dos grandes desafios da competição, na categoria adulta, será parar a dupla de favoritos ao título, do Pinheiros: Bia Bulcão e Heitor Shimbo. Bem colocados no ranking nacional do florete, os dois foram os campeões da 2ª Etapa, em Porto Alegre, em junho deste ano. Heitor foi o vice-campeão do último ranking, em 2019, enquanto Bia venceu naquele ano e segue na ponta.
No masculino, Shimbo se garantiu na pule e começou a eliminatória direto na fase de 16 avos. Na ocasião, ele já era um dos grandes favoritos na disputa, assim como desta vez: o esgrimista ocupa a segunda colocação do ranking nacional e está atrás apenas de Guilherme Toldo, que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio. Na final, conquistou o ouro depois de vencer Ricardo Pacheco (Paulistano) em um jogo duro, que terminou em 15 a 14. Agora, em São Paulo, tenta repetir o feito e levar mais uma medalha para casa.
“A expectativa é muito grande. Espero fazer uma boa competição, como consegui jogar em Porto Alegre. Tenho me preparado bastante para isso, sei que vou enfrentar bons adversários. Quero dar o meu melhor. Se for o suficiente para estar no pódio, estarei muito feliz”, diz Shimbo.
Bia Bulcão também brilhou na capital gaúcha. Depois de fazer a sexta melhor campanha na pule, venceu com folga os confrontos eliminatórios até derrotar Talia Calazans (Grêmio Náutico União) por 15 a 7 na final. Medalhista pan-americana, ela quer manter a soberania: em 2019, último ano de calendário, a esgrimista venceu quatro dos cinco torneios nacionais.
Para a disputa de domingo, ela chega animada depois de uma experiência diferente, como comentarista da Olimpíada de Tóquio no SporTV. Para a esgrimista, acompanhar as disputas à distância deu um gás ainda maior para competir.
“A experiência como comentarista foi muito boa, gostei bastante, até porque adoro a esgrima. Assisti todas as provas, acompanhei de perto. E os Jogos Olímpicos são sempre muito interessantes, né? Ver os atletas lutando contra as adversidades para buscar a vitória. Com certeza, isso me inspira a voltar a competir e buscar a vitória nesta competição”, disse Bia.
“Tem algumas adversidades, alguns desafios que tenho que superar. Isso me deixa bem motivada para buscar a vitória nesta prova. Minha expectativa é boa, estou muito animada para poder experimentar as coisas que vim trabalhando, algumas coisas novas”, finalizou a esgrimista.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com