A temporada 2023 na esgrima nacional começa nesta sexta-feira (10). O Torneio Nacional Cidade de Curitiba será disputado no Clube Curitibano, na capital paranaense, até domingo (12), com Bia Bulcão atuando no sábado, a partir de 16h. Ao todo, serão cinco competições no ranking nacional adulto, todas contando pontos para o ranking nacional. E esta contagem tem muita importância em se tratando de um ano antes dos Jogos Olímpicos.
A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é feita de diversas formas. Através do ranking de equipes, os países que estão nas primeiras colocações se classificam diretamente. As melhores equipes de cada continente, também garantem vagas. Os melhores atletas de cada continente que não estão nas equipes, garantem lugar nos torneios individuais. E, finalmente, os Pré-Olímpicos continentais finalizam o processo.
É exatamente aí que os torneios nacionais entram em cena. Os Pré-Olímpicos contam com apenas um atleta de cada país em cada gênero e arma. Ou seja, ser o primeiro colocado do ranking nacional ao final da temporada torna-se fundamental para quem sonha em atuar nas pistas de Paris no próximo ano.
Os cinco torneios nacionais de 2023 são:
- Torneio Nacional Cidade de Curitiba (PR) – 10 a 12 de março
- Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro (RJ) – 15 e 16 de abril
- Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte (MG) – 26 a 28 de maio
- Torneio Nacional Cidade de São Paulo (SP) – 18 a 20 de agosto
- Campeonato Brasileiro Interclubes – Porto Alegre (RS) – 12 a 15 de outubro
Na prática, todos podem chegar ao final da temporada liderando os rankings de suas armas. Atualmente, estão são os líderes do ranking nacional:
- Espada Feminino – Nathalie Moellhausen (E.C.Pinheiros-SP)
- Espada Masculino – Athos Schwantes (AMK-PR) e Alexandre Camargo (AMK-PR)
- Florete Feminino – Bia Bulcão (E.C.Pinheiros-SP)
- Florete Masculino – Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS)
- Sabre Feminino – Karina Trois (C.A.Paulistano-SP)
- Sabre Masculino – Bruno Pekelman (E.C.Pinheiros-SP)